terça-feira, 16 de junho de 2009

Pandemia da Gripe Suína (Influenza A/H1N1)


Olá caros leitores do SujhasOnline.

Hj vou continuar com a linha dos posts sérios, deixarei a brincadeira d lado, vestirei minha roupa branca e meu jaleco p/tratar d um assunto grave!

Como Enfermeiro jurei promover e proteger a saúde da sociedade e usarei o blog como ferramente d trabalho.


Quero falar sobre o alertar nível 6 que a OMS (Organização Mundial de Saúde) emitiu sobre o vírus Influenza A/H1N1, comumente conhecido como o vírus da Gripe Suína. Gente isso não é brincadeira!!! Um alerta de nível 6 é um alerta máximo na escala e indica uma Pandemia (transmissão de uma doença de pessoa pra pessoa em vários lugares) MUNDIAL. Hj a gripe suína ataca 75 países. Outra preocupação que assola a OMS é q recentemente tivemos notícia da gripe aviária, ou seja, ainda existem vírus d gripe aviária em organismos humanos q foram tratados a tempo e não se sabe como esse vírus pode se comportar caso seu hospedeiro se exposto ao H1N1, pode ser q ocorra uma mutação e o vírus se modifique, dificultando dessa forma a criação de vacinas eficazes contra o mesmo.


Vale lembrar q uma variação de vírus dessa estirpe levou a óbito milhares d pessoas em todo o mundo em 1918, vcs se lembram da Gripe Espanhola? Pois é!! É da mesma família.



A gripe suína (Influenza A/H1N1) usualmente afetava somente porcos, oq aconteceu foi q ela sofreu uma mutação e começou a atacar seres humanos.

O paciente zero (nome dado ao primeiro portador da doença) foi um menino de 4 anos!!! Provavelmente o organismo dessa criança serviu de plataforma pra alteração genética desse forma de vírus q assusta o mundo inteiro e detalhe esse menino morava perto d um criatório de porcos, q produz cerca d 1 milhão de porcos por ano e os excrementos desses animais são colocados em céu aberto onde nuvem de moscas sobrevoam. Relaxamento dos donos desse criatório.



A forma atual do vírus é sensível a 2 medicamentos os compostos de zanamivir (nome comercial: Relenza) e oseltamivir (nome comercial: Tamiflu).

O Ministério da Saúde afirma que o Brasil está em alerta contra gripe suína e que o governo federal possui em estoque 9 milhões de doses de um dos remédios que combate a gripe, comprado em 2005, considerando que o tratamento para um adulto requer 10 doses do medicamento, e sendo tal quantidade suficiente para tratar 900.000 casos da doença. O temor de que novos casos de gripe suína sejam registrados no Brasil fez a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) redobrar, no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, a atenção aos voos que aterrissam vindos dos Estados Unidos da América, México e Canadá (países que lideram em número de infectados, e que também já registraram mortes pelo H1N1).



Agora o principal, quais são os sintomas?

Assim como a gripe humana comum, a influenza A (H1N1) apresenta como sintomas febre repentina, fadiga, dores pelo corpo, tosse. Esse novo surto, aparentemente, também causa mais diarréia e vômitos que a gripe convencional.



Oq fazer pra me proteger?

- Usar máscaras cirúrgicas descartáveis, durante toda a permanência em áreas afetadas.
- Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável.
- Evitar locais com aglomeração de pessoas.
- Evitar o contato direto com pessoas doentes.
- Não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
- Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
- Lavar as mãos frequentemente com sabão e água, especialmente depois de tossir ou espirrar.
- Em caso de adoecimento, procurar assistência médica e informar história de contato com doentes e roteiro de viagens recentes a esses países.
- Não usar medicamentos sem orientação médica.



Pq as vacinas contra gripe não funcionam?

Ainda não existe uma vacina única contra a gripe, prova disso é q mesmo com todas as campanhas q o Ministério da Saúde realiza (Vacinação de Idosos), os idosos ainda relatam 2 ou mais episódios de gripe por ano.

É pq o vírus da gripe é mutável, logo a vacina q vc tomou hj serve somente pra um tipo de variável do vírus. Elaborar uma vacina q elimine todos os tipos de gripe é tarefa muito difícil.



O Instituto Butantan (SP) e a FioCruz (RJ) empenham-se ao máximo pra elaborar uma vacina contra esse vírus, porém é algo q requer tempo. O Tempo gasto na criação de uma vacina varia d 4 a 6 meses. Portanto gente é necessário se precaver.



Cuidem-se!!!!

Bjos

Andy Winehouse

4 comentários:

Ministério da Saúde disse...

Andy Winehouse,
Você está certo. É necessário que todas as pessoas tomem os cuidados básicos de higiene para se prevenirem da Influenza A (H1N1). Mas gostaria de esclarecer dois pontos. Um é sobre a quantidade de medicamentos contra essa doença que o Brasil possui. Realmente um adulto necessita de 10 doses para ser tratado. Entretanto, o governo brasileiro possui 9 milhões de tratamentos, em matéria-prima, o que equivale a 90 milhões de doses, para serem fabricadas assim que necessário. O outro ponto é sobre a pandemia. A elevação do nível de alerta de 5 para 6, feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS), não significa maior gravidade da doença. Significa a constatação de transmissão autóctone sustentada do vírus em pelo menos um país em duas regiões distintas do mundo. Portanto, não há motivo para pânico ou alarde. No Brasil, a situação está sob controle.

Para mais informações: fernanda.rocha@saude.gov.br

Assessoria de Comunicação
Ministério da Saúde

Andy disse...

Srª Fernanda Rocha, agredeço de coração seu comentário ao meus post!!!
Quaisquer informações extras serão muito bem vindas!!!
Cordialmente
Andy Winehouse

Andy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Cristiano disse...

Parabéns ANDY pelo POST que foi altamente esclarecedor!!! Parabéns a Sra Fernanda Rocha pela iniciativa... To adorando o SUJHAS!!!

Bjos e abraços a todos...


Designed by
Blog Need Money | Distributed Deluxe Templates